Apesar das crises económicas e políticas vividas nos últimos anos, as oportunidades de negócio em Espanha são enúmeras. Espanha representa o 4º mercado mais relevante da União Europeia. Com 46,6 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de aproximadamente 1,3 triliões de dólares, a economia espanhola apresentou um crescimento de 2.8% em 2018. Assim, excedeu a média da zona euro.
A Espanha é particularmente apreciada pela sua moderna economia com foco na inovação. Por isso, tem vantagem da sua população maioritariamente jovem com competências altas, onde se destacam os trabalhos de universitários e pós-graduados. No setor financeiro, este país é muito competitivo em relação ao resto da Europa. Por isso, é uma das razões pelas quais muitos investidores internacionais procuram investir em empresas espanholas.
A indústria digital é a área com mais oportunidades de negócio para startups e pequenas empresas. Nos últimos anos, um em cada três projetos recebidos foram enquadrados nesta área contribuindo significativamente com a vertente Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Além disso, a indústria farmacêutica, automóvel, turística, ambiental, biotecnológica e energética estão inseridas nas maiores indústrias espanholas.
Principais cidades mais adequadas para startups
De acordo com a Valuer.ai, Madrid e Barcelona representam respetivamente, as 23º e 24º melhores cidades para startups num ranking de 50 cidades mundiais. O principal motivo de Madrid encontrar-se nesta posição deve-se ao facto de esta demonstrar competências para expandir e estabilizar internacionalmente. Por outro lado, no caso de Barcelona foram os grandes investimentos feitos nas startups (700 milhões de dólares no ano de 2017).
Porém, neste artigo também foi referido que Espanha perde um bocado, em comparação com os restantes países listados, pelo facto de existir medo de arriscar por parte dos empreendedores, o que resulta num foco para a minimização de riscos em vez de inovação. O sucesso individual é olhado com desconfiança em vez de apoio, o que leva que os empreendedores joguem pelo seguro e percam oportunidades maiores.
De igual modo, estas duas cidades espanholas encontram-se listadas nas 30 cidades e hubs de startups mais empolgantes da Europa, desenvolvida pela siliconrepublic. Barcelona pelo seu ecossistema de startups robusto e diversificado e Madrid pela sua história e cultura e apontada como o futuro.
Uma vez demonstrado o potencial de oportunidades de negócio em Espanha, o empreendedor deve aprender acerca do processo de abertura de uma empresa assim como os apoios nacionais que pode contar.