Todos os empreendedores anseiam pelo dia do lançamento do seu produto no mercado pois esta representa a recompensa de todo o trabalho e esforço. Contudo, todos se deparam com a questão “Qual é o melhor dia para lançar um produto?”.
Nos dias de hoje, um “lançamento” não significa o momento de definição do produto, mas sim um pequeno evento no percurso desta. Isto deve-se ao facto das startups lançarem cedo as primeiras versões dos seus produtos a fim de obter o máximo de feedback possível antes de efetivamente, lançarem o resultado final. Ora, este lançamento não é tanto para o público pois estas já tiveram a oportunidade de experimentarem. Mas sim um “lançamento de marketing” e este deve ser feito após terem descoberto o negócio sustentável resultante do primeiro lançamento.
É muito frequente que empreendedores se entusiasmem e iniciarem o seu lançamento de marketing muito antes de estarem minimamente prontas. Geralmente isto resulta na incapacidade de responder a todos os pedidos, transmitindo uma má primeira impressão.
Em seguida encontram-se 9 dicas para encontrar o melhor dia para lançar um produto de sucesso.
Lançamento da primeira versão o mais cedo possível
Já foram apresentadas noutros artigos, as vantagens de testar o produto o mais cedo possível com potenciais clientes. Assim que o empreendedor tiver uma versão básica, mas suficiente para as pessoas poderem experimentar e obter algum valor, este deverá recolher o máximo de feedback possível e desenvolver o produto final iterativamente.
Esta fase pode demorar algumas semanas, meses ou até anos antes do lançamento de marketing. O importante é não acelerar de forma compulsiva este processo uma vez que lançamentos precoces podem arruinar todo o trabalho feito até ao momento.
O empreendedor deve começar com um número reduzido, mas significativo de clientes e fazer com que estes testem e validem todas as funcionalidades e caraterísticas do produto ou serviço, sendo que desta forma, quando chegar a altura de oficializar, não haja o risco deste não estar de acordo com o que os clientes procuram.
Obtenção de feedback do produto e de marketing
O feedback é das coisas mais importantes que um empreendedor pode procurar antes do lançamento, quer seja do produto ou serviço em si, quer seja sobre o público alvo.
O primeiro tipo de opinião é fundamental para melhorar e otimizar o produto, corrigindo bugs, problemas de experiência de usuário, implementar sugestões, entre outros. Já o outro tipo de feedback também é fundamental para as equipas de marketing estabelecerem uma persona do cliente, tais como as expressões utilizadas por estes, de onde eles obtêm valor do produto, entre outros.
Outro tópico a ter em conta é quem são os primeiros clientes que o empreendedor vai obter feedback. O maior erro que este pode cometer é escolher apenas pessoas de confiança para testarem o seu produto. É necessária uma exposição mais honesta, crua e severa do projeto a fim de garantir que este feedback não tem influência.
Escolha do dia do lançamento
O empreendedor tem de perceber que não existe uma data ideal para lançar um produto. A única dica possível é que o empreendedor e a equipa de trabalho escolham uma data que se sintam confortável com. Após definida a data, é fundamental que seja cumprida.
Obviamente que não é recomendado lançar o produto no mesmo dia que grandes marcas, como a Apple, o façam.
Elaboração do plano de marketing
O lançamento de um produto no mercado implica uma preparação prévia por parte do empreendedor. Através de um plano de marketing, este pode listar todos os aspetos a ter em conta tais como, designs, escolha das plataformas para divulgação, entre vários outros.
Para permitir que o empreendedor tire o máximo proveito possível, deve elaborar este documento juntamente com a sua equipa de trabalho e uma equipa especializada em marketing, caso considere mais vantajoso.
Definição de metas
Apesar de toda a preparação prévia por parte da equipa, o dia do lançamento pode não correr tão bem quanto esta anseia. Muito do seu sucesso depende também de sorte e é necessário definir metas o mais realistas possíveis.
Não importa o que o empreendedor está a lançar, o objetivo deste é sempre angariar clientes que se rendam ao seu produto. Para isso, é preciso obter feedback dos clientes, especialmente daqueles que tentaram ou que pararam de utilizar o produto ou serviço.
É fundamental que haja um exercício de aprendizagem por parte da equipa de trabalho nos primeiros meses após o lançamento acerca do que correu bem, por exemplo, através de um questionário via email aos clientes que continuam a usufruir do projeto e do que correu mal, adotando a mesma estratégia agora virada para os indivíduos que deixaram de ser clientes, a fim de determinar o motivo pelo qual este não os converteu.
Manter a equipa motivada
Neste processo de lançamento, o empreendedor não se deve esquecer da equipa de trabalho que permitiu que este dia fosse possível. O dia de lançamento está cheio de stress e entusiasmo e é necessário que independentemente do resultado a equipa não se deixe ir abaixo ou não se entusiasme demais. Como líder, o empreendedor deve garantir que não existe uma exigência em demasia para a equipa e que as emoções não atrapalhem a tomada de decisões.