Branding e marketing estão tão intimamente conectados que as pessoas geralmente não compreendem as diferenças entre estes conceitos. Como fundador de uma startup, é essencial que o empreendedor conheça ao detalhe as caraterísticas de cada um assim como as diferenças para os utilizar devidamente.
Estas duas funções comerciais trabalham em conjunto para o mesmo objetivo: consciencializar as pessoas sobre um produto, serviço ou empresa, aumentando assim a receita e lucro destas.
O marketing foca-se na venda do produto. Aplica estratégias que transmitam mensagens aos clientes do género “Compre este produto porque é o melhor do mercado” a fim de obter vendas significativas.
Por outro lado, o branding é a comunicação de caraterísticas, valores e atributos que esclareçam o que a marca em particular é e não é. Ou seja, é a criação de um nome ou imagem do produto ou serviço a fim de ser facilmente reconhecido pelos consumidores. Esta ação irá ajudar a incentivar os clientes a comprar ou consumir o produto apoiando diretamente as atividades de venda definidas nas estratégias de marketing.
Diferenças entre estes dois conceitos
A primeira coisa que o empreendedor deve saber acerca destes dois conceitos é que a marca é a base do marketing. Por esse motivo, esta deve ser definida em primeiro lugar. É essencial definir de forma clara quem é a empresa ou startup como marca, antes de começarem a serem desenvolvidos métodos, ferramentas, estratégias e táticas especificas de marketing.
Branding representa a identidade da startup enquanto que marketing representa a mensagem a transmitir aos clientes. Será esta identidade que levará os clientes a tornarem-se fiéis à marca ou não. Ou seja, a razão da existência, é o valor e a cultura distinta, única e autêntica da empresa fará com que os clientes voltem a consumir ou comprar os seus produtos.
Branding como estratégia e marketing como tática
Por este motivo é que o branding é definido como uma estratégia e o marketing como uma tática. O marketing pode contribuir para uma marca, mas a marca é uma caraterística superior a qualquer estratégia de marketing, por mais boa que esta seja. A marca é o que resta depois de ser aplicado o marketing. É o responsável pela associação mental do produto ou serviço dos clientes, independentemente destes terem comprado ou utilizador naquele momento especifico ou não.
Outra diferença está na frequência com que estes conceitos são alterados ou modificados. As estratégias de marketing evoluem e respondem ás tendências atuais da indústria e da cultura, o que faz com que sejam alterados com frequência. Já o branding permanece igual desde o início dos negócios. Nas raras vezes que são feitas alterações normalmente é em resposta ao crescimento da empresa em relação aos produtos ou serviços oferecidos, e não uma alteração aos seus princípios, valores e missão.
Costuma-se afirmar que marketing é para negócios e marca é para os clientes. Ou seja, o primeiro influencia a resposta imediata do cliente à compra ou utilização do produto, divulgando os seus benefícios. Por outro lado, a marca influencia a posição psicológica do utilizador, construindo uma relação forte e saudável com estes.
É possível verificar que estes dois conceitos são fundamentais para o sucesso da startup. Apesar de trabalharem muito interligados, existem diferenças entre estes que o empreendedor deve conhecer: branding é a maneira de manter os clientes atuais e marketing é a maneira de atrair novos clientes.