A França é a 3º maior economia da União Europeia e uma das maiores a nível mundial. Com 66,9 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de aproximadamente 2,8 triliões de dólares, este país é particularmente apreciado por ser economicamente desenvolvido com uma ampla, diversificada e sofisticada base de consumidores. Além disso, a região metropolitana de Paris suporta a maior concentração de engenheiros tecnológicos e informáticos em seguida à conhecida Silicon Valley. Estes dados mostram o potencial de oportunidades de negócio na França.
Das várias indústrias existentes, as áreas com mais oportunidades de negócio para startups e pequenas empresas são o turismo, tecnologia, agricultura, transporte, energia e manufatura.
Principais cidades mais adequadas para startups
De acordo com a Valuer.ai, Lyon, Nice e Paris representam respetivamente, as 43º, 39º e 26º melhores cidades para startups num ranking de 50 cidades mundiais. Os motivos de Lyon encontrar-se nesta posição deve-se à sua crescente popularidade nas startups numa fase muito inicial. Além disso, é uma das principais cidades inovadoras da Europa. Além disso, esta cidade apresenta custos de vida baixos e um ambiente menos agitado em comparação com Paris, fatores que também agradam a empreendedores e investidores.
Nice foi escolhida por oferecer uma grande e diversificada comunidade de startups, com vários eventos e reuniões para empreendedores a decorrer todos os anos. Esta cidade é uma das locomotivas de alta tecnologia da Europa devido à sua forte presença tecnológica concentrada no parque científico Sophia Antipolis. Contudo, Nice apresenta também altos custos de vida, altos impostos e burocracia.
Por fim, encontra-se a capital francesa. Paris oferece excelentes redes de capital de risco e outras formas de financiamento, várias incubadoras e aceleradoras, entre várias outras vantagens. Por isso, empreendedores e as suas ideias inovadoras desempenham um papel fundamental para a cultura empresarial da França. A única desvantagem apontada nesta lista centra-se nas startups locais não quererem expandir-se internacionalmente, perdendo a chance de se tornarem unicórnios.
De igual modo, outras duas cidades francesas encontram-se listadas nas 30 cidades e hubs de startups mais empolgantes da Europa, desenvolvida pela siliconrepublic (a principal fonte de notícias de tecnologia, ciência e startups da Europa). Montpellier destacado como Silicon Valley do sul de França e Toulouse pelo seu aumento de startups de tecnologias inteligentes, tais como IoT.
Uma vez verificadas as várias oportunidades de negócio na França, o empreendedor deve procurar saber mais sobre o processo de abertura de uma empresa neste país.