A Alemanha é uma das economias mais fortes de toda a Europa. Com 82,4 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de aproximadamente 3,7 triliões de dólares, é o mercado mais relevante da União Europeia e por isso, desempenha um papel importante no cenário internacional. A Alemanha é particularmente apreciada por sua estabilidade e sua transparência na esfera jurídico-política. Assim, um dos seus principais fundamentos é a segurança jurídica, que serve como modelo para muitos outros países. Não é difícil identificar oportunidades de negócio na Alemanha.
Devido à sua localização central na Europa e a uma infraestrutura altamente desenvolvida, o país é um destino muito atraente para investimentos. É importante considerar os altos índices de consumo da população alemã. O país possui uma população economicamente ativa de 40 milhões de habitantes. Além disso, dispõe de um mercado bem regulamentado e oferece várias oportunidades para pequenos e médios investidores. Da mesma forma, é possível encontrar mão-de-obra capacitada para quase todo tipo de trabalho.
Em 2016, Berlim, Hamburgo, Hanôver, Reno/Ruhr, Munique e Stuttgart foram identificados como os seis strongholds de startups na Alemanha. Em 2017, mais da metade das startups alemãs ainda são originárias de uma dessas cidades ou regiões. Berlim é responsável pela maior fatia, com 16,8% das startups; no entanto, em contraste com o ano anterior (17%), houve um leve declínio.
A área mais importante de atividades para startups continua sendo a economia digital. De acordo com o DSM, metade das startups pode ser encontrada nas áreas de desenvolvimento de TI / software, “software as a service”, tecnologia / produção / hardware industrial, e-commerce ou mercado online.
Principais cidades mais adequadas para startups
Frankfurt
Atualmente, Frankfurt é considera como a 40º cidade para criar uma startup de acordo com a Valuer.ai, contendo um grande número de sedes corporativas no setor financeiro. Embora as startups encontrem dificuldades em obter financiamento nesta cidade devido ao pequeno número de investidores existentes, aqui os empreendedores encontram excelentes condições, considerado um lugar amigável para estrangeiros e também encontrará várias universidades de prestígio, como a Universidade de Mainz.
Cologne
Outra cidade alemã também incluída neste ranking é Cologne, ocupando o 27º lugar. Esta cidade apresenta uma vantagem em comparação com Berlim uma vez que esta não é tão stressante e superpopuloso quanto a capital. Cologne tem um histórico de investimentos grandes em média e tecnologia e esta esforça-se para atrair investimentos globais, criação de uma vasta networking entre empreendedores.
Munique
Munique ocupa o 16º lugar desta lista, reforçando a ideia de que existem várias oportunidades de negócio na Alemanha. Aqui, os empreendedores têm acesso a recursos em cada fase do seu negócio através de aceleradores, formações, laboratórios, eventos de pitching, demonstrações disponibilizadas pela cidade. O lançamento da plataforma online munich-startup.de reúne todas as atividades da comunidade startup de Munique num único espaço virtual, tornando bastante simples obter informações acerca deste ambiente. Além disso, o aumento da urbanização está a mudar a vida das pessoas e confrontando as cidades com uma série de grandes desafios, como redes, mobilidade, energia renovável, o fornecimento de energia em geral e o design de espaços públicos. Como resultado, redes de investidores, business angels, capitalistas de risco e infraestrutura estão a crescer.
Berlim
Por fim, no topo desta lista encontra-se a capital alemã, Berlim. Considera a melhor cidade do mundo para startups, esta oferece vantagens competitivas exclusivas, tal como a diversidade e inclusão. Nesta cidade, os custos de vida são acessíveis e o ambiente é o ideal para pessoas com espírito empreendedor, sendo bastante fácil obter apoio de investidores, fundos do governo ou conhecer outros empreendedores de sucesso. Empréstimos de longo prazo estão a uma taxa de juros fixa razoável e há suspensões de reembolso para os primeiros 1-2 anos. Não é necessário um passaporte local ou de um diploma chique – Berlim recebe talentos de todos os lugares.
De igual modo, existem duas cidades alemãs numa lista onde determinam as trinta cidades e hubs de startups mais empolgantes da Europa, desenvolvida pela siliconrepublic. Berlim, sendo uma das principais cidades para startups com o seu ambiente vibrante e Munique, sendo um epicentro de cultura e empreendedorismo. O que leva a reforçar a ideia de que existem diversas oportunidades de negócio na Alemanha.
Por fim, recomenda-se a leitura sobre a abertura de uma nova empresa na Alemanha a fim de compreender melhor todo o processo exigido.