A criação de uma empresa parte de ideias de negócio que revele uma oportunidade viável para tal. Numa visão muito abrangente, uma ideia surge como uma resposta a uma necessidade identificada num determinado mercado.
Este mercado não define explicitamente qual o produto de que necessita, apenas permite detetar uma necessidade. Cabe ao indivíduo desenvolver uma capacidade de atenção detalhada a fim de identificar oportunidades de negócio.
Alguns indivíduos têm a vertente criativa bem desenvolvida que lhes permite que ideias de negócio surjam com muita facilidade. Enquanto que outras necessitam de estudar o meio envolvente detalhadamente a fim de encontrar uma ideia. Porém, empreendedorismo exige muito mais do que encontrar uma ideia que possa gerar muito lucro. Estas precisam de ser significativas o suficiente para de alguma forma, mudar o mundo através de um grande impacto económico, social ou ambiental. Ora, o desafio está mesmo na identificação de ideias de negócio.
Um verdadeiro empreendedor cria as suas próprias oportunidades e sucesso. Contudo, existem algumas dicas de como direcionar estes indivíduos para a identificação mais rápida de ideias de negócio. Este artigo foi escrito tendo em consideração as respostas de empreendedores reais numa investigação sobre startups.
Interesses e hobbies
Hobbies são atividades que uma pessoa gosta de exercer durante o seu tempo livre. Representam uma das fontes de ideias de negócio mais comuns entre os empreendedores. Existem vários tipos de hobbies que têm grande chance de se tornar num negócio de sucesso pelo que, depende apenas da pessoa analisar as necessidades que sente num dos seus hobbies e tentar conciliar com as suas habilidades.
Identificação de necessidades
Outra forma de obter ideias de negócio é a identificação de necessidades. Ou seja, problemas que a sociedade possam sentir e que não haja procedimentos claros a seguir ou recursos necessários que permitam resolver este. Esta deteção pode ser derivada de uma situação vivida pelo próprio empreendedor ou surgir numa conversa entre familiares e amigos, por exemplo. Geralmente assume um caráter fortemente inovador.
Identificação de carências
Ideias de negócio também podem surgir através de produtos ou serviços já existentes no mercado e é uma prática bastante comum. Dadas as soluções atuais, o empreendedor pode deparar-se possíveis melhorias a estas que garantam uma mais valia. Estas pode ser alterações do design da embalagem, uma alternativa com um preço mais em conta, novas funcionalidades, entre várias outras opções.
Análise de tendências
Não é possível prever assertivamente o futuro, mas uma fonte importante para a identificação de ideias de negócio é através de uma análise de tendências. Os dados de evolução dos indicadores de economia, da demografia e de outras atividades irão permitir ao empreendedor prever qual a evolução do mercado no futuro e assim, identificar oportunidades de negócio.
É necessário ter em atenção ás alterações na indústria ou mercado, uma vez que estes são de caráter dinâmico e estão em constante evolução e mutação. Da mesma forma, ter em atenção ás alterações na perceção do seu público, pois estes ao longo do tempo mudam de opinião acerca dos produtos consumidos.
Outra forma de um empreendedor se manter a par das tendências atuais é através dos meios de comunicação. Este inclui a televisão, rádio, revistas e jornais e internet através das redes sociais ou versões digitais dos métodos tradicionais. São uma excelente fonte de ideias, informações e oportunidades.
Importar do sucesso existente noutros locais
Existe a mentalidade de que todos os negócios de sucesso existentes partiram de uma ideia totalmente nova, abordando soluções nunca antes pensadas. Ora, isto não corresponde à verdade, aliás, são poucos os empreendedores que criam negócios através de ideias deste género.
Um empreendedor pode criar o seu próprio negócio trazendo ideias que foram desenvolvidas noutros países ou regiões e que ainda não existam no seu país ou região. Contudo, para este ter sucesso é essencial que seja verificada se a ideia se adapta ao ambiente onde o negócio vai ser desenvolvido, fazendo ajustes no conceito caso seja necessário.
Experiências pessoais e profissionais
Muitos empreendedores têm as suas ideias de negócio derivadas da sua ocupação profissional atual ou passada assim como experiências pessoais vividas. O ponto de partida de um negócio deve ser sempre o cliente uma vez que estes são a razão pela qual o empreendedor irá desenvolver o seu produto.
Ora, podem desenvolver-se ideias a partir dos pedidos de clientes, das soluções desenvolvidas pela concorrência ou da experiência dos distribuidores relativamente ás necessidades e desejos não satisfeitos dos seus clientes.
Investigação e Desenvolvimento (I&D)
Este conceito representa um conjunto de atividades executados de forma sistemática focado no aumento dos conhecimentos humanos e à utilização destes no desenvolvimento de novas aplicações. Em geral, projetos de I&D são elaborados e apoiados por universidades, centros de pesquisa ou agências do Estado e estão relacionados com a inovação, caraterística importante para um negócio de sucesso.
Feiras e congressos
Por fim, a última fonte de ideias de negócio aqui mencionadas são os encontros nacionais e internacionais de empreendedorismo. Estes são constituídos por feiras, congressos, exposições, palestras, seminários, entre tantos outros e permite que empreendedores conheçam, por exemplo, serviços ou produtos novos, representantes de vendas, franqueadores, distribuidores.
Estes eventos são vantajosos para um empreendedor pois permite a partilha de visão e conhecimentos de negócios. Consequentemente, melhora as chances de identificar uma ideia de negócio de sucesso.
Em suma, não existem formas limitadas de como uma ideia de negócio pode surgir. Seja de forma quase espontânea, ao constatar uma necessidade não satisfeita pessoalmente ou profissionalmente, seja de forma proativa de procura de ideias, é necessário relembrar que empreendedores fazem o que muitas pessoas não fazem – eles fazem realmente algo sobre as suas ideias.
[smartslider3 slider=8]