Os passos necessários para abrir uma empresa no Reino Unido depende de vários fatores. Ou seja, do tipo de negócio em questão, onde o empreendedor trabalha e se têm pessoas para o ajudar. Uma vez compreendido o tamanho das oportunidades de negócio, segue-se neste artigo as considerações a ter em conta na abertura de uma startup.
Nacionalidade do empreendedor
O primeiro passo para um cidadão não britânico a realizar é determinar se pode legalmente começar o seu próprio negócio neste país. Assim, o regulamento de liberdade de circulação da União Europeia significa que os cidadãos europeus podem viver e trabalhar no Reino Unido sem restrições. No entanto, perante a instabilidade política que se vive neste país devido ao Brexit, esta situação pode vir a mudar futuramente.
Caso o empreendedor não seja um cidadão europeu nem de um país pertencente à EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) é necessário solicitar um visto e uma permissão de residência.
Abertura da empresa
Abrir uma empresa no Reino Unido custa entre £ 12 e £ 100, dependendo do método escolhido e do tipo de empresa a abrir. A forma mais barata e simples de se registrar é online através da Companies House. Contudo, há a opção de se registar num posto, sendo estes os principais meios de solicitação de registo de empresas no Reino Unido.
É preciso ter em atenção se existem regras e responsabilidades adicionais para o tipo de empresa em questão. Dependendo da natureza do negócio, pode haver requisitos adicionais. Como licenças ou autorizações, seguro ou regras a seguir se forem feitas compras ou vendas de mercadorias no exterior ou armazenamento/utilização de informações pessoais.
Todas as empresas do Reino Unido são obrigadas a manter um registo de suas contas a fim de estar consistente para fins fiscais e de auditoria.
Taxas e impostos
Das outras despesas que uma empresa tem de ter em conta, destacam-se:
Imposto sobre sociedades
Em primeiro lugar, encontra-se o imposto sobre as sociedades é um imposto sobre o rendimento tributável ou lucros das empresas limitadas sendo esta taxa de 20% sobre estes menos quaisquer deduções e alívio.
IVA
As empresas do Reino Unido também precisarão registar-se para o IVA se o seu faturamento anual for superior a 85 000 £ e podem precisar pagar o imposto sobre ganhos de capital se os ativos da empresa forem vendidos com lucro. O valor desta taxa varia mas normalmente é de 20%.
Seguro nacional
Seguro nacional é uma dedução dos lucros, criada originalmente para financiar vários benefícios do Estado, como o NHS, a pensão do Estado e outros esquemas relacionados ao bem-estar.
Pay As You Earn (PAYE)
É um esquema operado pela HMRC para receber o imposto de renda dos funcionários conforme eles ganham. Se o tipo de empresa em questão é uma empresa limitada e recebe um salário, então você é um empregado (mesmo que seja um diretor) sendo por isso necessário entender o PAYE e quais são suas obrigações como empregador. Uma vez que é um assunto profundamente complicado, com muitas regras, seria aconselhável obter aconselhamento profissional sobre a sua situação específica.
Dependendo do tipo de local de trabalho, quer seja trabalhar em casa quer seja através de um aluguer ou compra de um espaço para gerir a empresa, pode ser cobradas taxas de negócio enviado pelo conselho local.
[smartslider3 slider=8]