Embora os termos empreendedor e empreendedorismo existam à várias décadas, estes têm vindo a tornar-se cada vez mais populares nos dias de hoje. Porém, nem todos sabem expressar o que é empreendedorismo.
O caminho para o empreendedorismo é bastante desafiador. Está repleto de obstáculos e dificuldades que obrigam o empreendedor a ter de fazer vários sacrifícios. Isto leva a que muitas pessoas não compreenda o porquê destes se lançarem neste ambiente. No entanto, apesar de todas as dificuldades e riscos associados, cada vez mais indivíduos embarcam nesta jornada a fim de concretizar os seus sonhos.
O que é empreendedorismo?
Pela definição, o empreendedorismo é um processo de estabelecer um estabelecimento ou entidade comercial com a intenção de obter lucro futuramente. Associado a este, temos o empreendedor. Este é um indivíduo ou equipa que tem uma ideia inovadora e está disposto a tomar todas as medidas para transformar esta ideia em realidade, independentemente dos riscos. Estes riscos podem ser de caráter financeiro, psicológico ou social.
Atualmente, estas definições estão um pouco desatualizadas. Empreender é sobretudo, uma questão de atitude. Ou seja, é caraterística de algúem que anseia independência e realização pessoal. Assim, estes indivíduos arriscam na criação de um negócio, negligenciando a incerteza de sucesso da ideia, a fim de produzir algo de valor para a sociedade através do seu produto.
Os empreendedores têm um papel fundamental para a economia global e nacional. Estes são responsáveis pela criação de novos postos de trabalho, combatendo assim o desemprego. Além disso, posicionam o país num nível mais alto de competição internacional devido à vertente inovadora. Porém, estes são muito mais que meros criadores de emprego.
Empreendedores são um dos tipos de transformadores do mundo mais poderosos. Através da sua visão fora do normal podem criar novas tendências a nível mundial. Dentro dos melhores exemplos de empreendedores encontram-se o Steve Jobs e Bill Gates. O primeiro revolucionou o mundo ao apresentar o primeiro telemóvel com ecrã touch e por fim, o segundo desenvolveu o sistema operacional Windows, um dos mais populares da atualidade passando tantos anos.
A importância do empreendedorismo
Após esclarecido o que é empreendedorismo, é essencial compreender que este conceito representa uma importância enorme na sociedade atual. Consequentemente, a sua popularidade também escalou bastante nos últimos anos. Em seguida estão listadas as principais caraterísticas que definem a importância de empreendedorismo a fim de entender este fenómeno.
Criação de emprego
O nível de empregabilidade de um país depende fortemente dos empreendedores. A fim de pôr em prática as suas ideias e fazer com que esta cresça, estes indivíduos vêm a necessidade de contratação de profissionais a aumentar cada vez mais. Isto leva a que a taxa de desemprego diminua.
Criação de mudança
Os empreendedores geralmente procuram ideias de negócio que resolva um problema existente na sociedade ou então, arriscam em áreas nunca exploradas com o objetivo de criar impacto por todo o mundo. Através desta ideia, estes acreditam que podem mudar o mundo pela positiva.
Aumento da receita nacional
O empreendedorismo gera novas riquezas na economia. As ideias de caráter maioritariamente inovador contribuem para a criação de novos mercados e também coloca o país numa posição mais elevada de competição mundial. Além disso, com o aumento de empregabilidade também aumenta a receita do país.
Dar à sociedade
Empreendedores de sucesso geralmente gostam de contribuir para a sociedade com a receita obtida dos seus negócios. Tratando-se de um empreendedorismo de sucesso, estes pagam mais impostos e por isso, ajudam a financiar os serviços sociais existentes no país. Porém, a vertente solidária parte dos empreendedores, sendo estes os maiores doadores para diversas instituições de caridade ou organizações sem fins lucrativos.